- Área: 357 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:José Domingo Peñafiel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno sobre a praia Los Coirones, com 20 metros de largura e 70 de profundidade, teve uma das primeiras casas de Cachagua e parte da sua estrutura foi conservada para aproveitar a largura máxima à beira mar para os novos interiores da casa.
O terreno é um plano que vem da rua em direção ao mar e então cai abruptamente até à praia. A casa é localizada no encontro do plano com a inclinação, ancorada ao chão, e fica à beira-mar, marcando as vistas sem se separar do interior. A casa se apresenta verticalmente. A escada atua como um grande claraboia que absorve o sol ao norte, iluminando e distribuindo a luz e aquecendo o interior. É também o átrio e o eixo da circulação vertical.
Sol e vistas ficam em paredes opostas da casa. O norte é o acesso, terreno plano, protegido, terraço na direção do sol. O sul é vertical, praia, terraço elevado, vistas espetaculares.
O volume é compacto, cúbico, de concreto e vidro. Os interiores, com chão de pedra em tons quentes e elementos de madeira em cor de mel. Há uma preocupação particular com eficiência energética, isolamento térmico, e em relação a telhados integrados com a paisagem. Tira total proveito do sol para iluminar e aquecer a casa.
O espaço interior é medido para ser mantido dentro da escala de uma casa nesta praia. Os pisos da casa são sempre referidos no átrio da escada, mas cada um forma uma unidade própria. Apenas a partir da escada há uma visão dos 3 pisos simultaneamente. Então, conforme entramos na casa, os tamanhos são contidos e a atenção voltada em direção ao mar.
A inclinação do terreno cessa no acesso à praia e gradualmente passa da vegetação do jardim para a areia da praia. O terreno termina em um plano antes da praia, protegido por uma cerca transparente. Aqui é instalada uma segunda unidade da casa, com um piso de madeira que não toca o chão,construído á sombra,para abrigar uma área de estar e jantar, em um ponto de observação do nível do mar.